A gestão financeira de um médico clínico geral é o pilar administrativo que vai auxiliar o crescimento e fortalecimento de todo e qualquer negócio, independentemente da sua área de atuação.
Por isso, é extremamente importante falar sobre o controle de custos e despesas da empresa, para que haja um bom gerenciamento e, consequentemente, o desenvolvimento saudável.
Assim como em empresas de diversos segmentos, empreendimentos da área da saúde também precisam de gestão financeira, pois é através dela que se torna possível projetar a expansão da clínica ou consultório e analisar os dados para tomar decisões precisas.
Confira, neste artigo, algumas dicas para melhorar a gestão financeira da sua clínica.
3 Dicas para melhorar a gestão financeira de um médico clínico geral particular
1 – Registre todos os custos
A documentação de toda e qualquer movimentação financeira do seu consultório é fundamental para ter um controle de gastos completo. Quando existe o registro de custos, pode-se identificar quais são os maiores investimentos, os fluxos de entrada e saída de caixa e também os gastos e lucros do negócio.
O ideal é que o registro de gastos seja feito diariamente, pelo menos com as principais despesas. Pode-se classificar como principais:
- Pagamento de salário dos funcionários;
- Manutenção de equipamentos;
- Gastos com materiais;
- Pagamento de fornecedores;
- Recebimento de consultas particulares;
- Recebimento de consultas vinculadas a convênios;
- Pagamento de contas como água, energia e aluguel.
2 – Selecione os seus fornecedores
Fazer uma boa seleção de fornecedores faz com que seja evitado o desperdício de materiais na sua clínica, uma vez que vai haver menos processos de atraso na entrega do material ou erros nos processos de distribuição.
Escolher bons fornecedores também facilita na criação de um relacionamento e isso irá proporcionar que os seus insumos sejam entregues dentro das datas da sua necessidade sem atrapalhar o seu fluxo de caixa, pois haverá confiança do fornecedor contigo para tais negociações.
3 – Separe a conta bancária de uso pessoal da conta bancária da sua clínica e consultório
O gerenciamento da conta bancária é um ponto muito importante na gestão financeira da sua clínica/consultório. Por esse motivo, é necessário que a sua conta pessoal seja diferente da conta da sua clínica.
Utilizar contas diferentes para suas finanças pessoais e finanças da clínica vai possibilitar que você separe e entenda quais são os rendimentos e salários do seu negócio. Dessa forma, você vai entender de forma mais clara qual o fluxo de entrada, saída, lucratividade ou prejuízos e rendimentos da sua clínica e do seu dinheiro pessoal.
Agora que você já sabe que para manter a sua clínica financeiramente saudável é necessário ter um bom controle e gestão de caixa, é só colocar em prática as dicas que separamos pra você e garantir que o seu fluxo de caixa seja seguro e eficaz!
Conte com a Duxcont
Se você ainda ficou com alguma dúvida referente a esse conteúdo, é só entrar em contato com a gente e conversar com um dos profissionais da nossa equipe. Estamos prontos para te ajudar a gerir as finanças da sua clínica.